Sobre o TcS

Um blog sobre Tricô e Culinária

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Fogão à Lenha

AVENTURAS NA COZINHA

Vista Geral do almoço pronto





Neste espaço vou comentar algumas de minhas aventuras pela cozinha, vou postar algumas receitas, nada de muito sofisticado, já que não sou muito de cozinhar então, sejam bem-vindos a "nossa" aventura pela "minha cozinha" rsrsrs.


Pra quem não sabe, vou deixar claro um fato: Não gosto de cozinhar, prefiro passar roupa, cozinho por uma questão de sobrevivencia, rsrsrs...mas como todo louco, pra ser louco,rsrsrs, tem que ter gostos hilários, não fujo a regra...rsrsrs. não gosto de cozinhar, mas, adoro cozinhar no fogão à lenha, rsrsrs, não é engraçado, como uma pessoa que não gosta de cozinhar pode gostar de cozinhar no fogão à lenha, principalmente,porque no fogão à lenha a comida demora mais, você tem que ficar "cuidado" do fogo e as panelas...hummm...ficam mais sujas....rsrsrs... Mas enfim, amo comida feita na panela de ferro, num fogão à lenha, aquele "cheiro" característico de madeira, me remete ao final de minha infância e começo de adolescência, quando minha mãe cozinhava no fogão à lenha e me ensinou a colocar fogo na madeira(rsrs) acho que por este motivo, amo de paixão este tipo de comida e poder cozinhar desta maneira é muito satisfatório pra mim, chego a sentir felicidade ( até na hora de limpar a sujeira que eu mesma fiz...rsrsrs),talvez em lembrar também de minha mãe,que hoje mora longe de mim, e da própria infância, fui muito feliz e é bom lembrar destes momentos, é como se isto renovasse minhas energias e humor, para seguir meus dias (acho que preciso cozinhar mais neste fogão...rsrsrs).

 E o fogo a todo vapor...


Resolvi no dia vinte e três último,  saudar a chegada da tão linda primavera e me despedir do "amado" inverno ( já que amo o friooo...muito) e nada que um dia frio de início de primavera(rsrs) para fazer "aquilo" que passei o inverno todo falando que ia fazer e não fiz: Cozinhar no fogão à lenha, já que eu tenho o privilégio de ter um fogão à lenha maravilhoso dentro da minha cozinha, só não sei usá-lo direito, pois aprendi a usar daqueles fogões, feitos de alvenaria, não destes fogões "chiques", como na foto acima,rsrsrs, mas acho que desta vez eu aprendi direitinho...rsrsrs...
Então nesta aventura de hoje fiz uma comida simples, mas muito saborosa e bonita,aos olhos rsrsrs, ah..não posso deixar de dizer que tive uma ajuda importantíssima neste almoço, meu marido, que me ajudou e muito, pois foi ele quem colocou fogo na lenha e me ajudou fazendo as carnes do almoço, enquanto eu terminava meus bolos, neste almoço, teve uma bela polenta feita na panela de ferro, chuchu ao molho branco, arroz (básico), feijão carioquinha (pro meu filho),nas carne foram: alcatra de cordeiro ( coitadinho do cordeirinho, mas que a carne é boa é), filé de entrecot, calabreza defumada e cebola, tudo feito na chapa de ferro....maravilhoso....


Polenta na panela de ferro 
 

Chuchu a espera do molho branco


Receita de Chuchu com molho branco


02 chuchus tamanho médio, picados em quadradinhos
01 tablete de caldo de sua preferencia (tipo Knnor) ou 01 sache de sazon
02 colheres de sopa rasa de amido de milho (maisena)
leite

Numa panela coloque para cozinhar com um pouco de água, o chuchu,o caldo Knnor ou sazon.Quando estiver macio o chuchu, acrescente a maizena diluida em um pouco de leite mexe e acrescente mais leite, +/- 1 xícara de leite,misture até encorpar, ficando um creme mole.

P.S. Se quiser, quando colocar a maisena no chuchu, acerte o sal.







Alcatra de Cordeiro


Calabreza na chapa


Entrecot e calabreza



Cebola na chapa





Quando eu cozinho neste fogão, gosto de aproveitar bem a madeira queimada...rsrsrs, e como eu também tenho forno ...ahhh...não perco a oportunidade de usá-lo, então sempre faço, pão, bolo e neste dia, fiz dois bolos, um de chocolate (destes de massa pronta) para agradar meu filho que ama bolo de chocolate com cobertura e para agradar o meu gosto e da minha tia um lindo e delicioso bolo de fubá com goiabada, que ficou divino... 

Olha o bolo de chocolate quase pronto, com vinte minutos de forno e quase pronto...rsrs
Como havia dito antes, este bolo de chocolate, foi daqueles de massa pronta, então, não tem receita, mas a cobertura até aí embaixo o modo de fazer.

Cobertura de Chocolate
01 caixinha de creme de leite
01 colher de sopa de margarina
05 colheres de sopa de achocolatado ou cacau ou chocolate em pó( se usar cacau ou chocolate em pó,diminua as quantidades)

Coloque todos os ingredientes numa panela e mexa até ferver,deixe desprender do fundo da panela e coloque em cima do bolo já assado.

P.S. Não precisa deixar engrossar muito, pois este creme não fica muito grosso e faça no fogo baixo.








Olha o bolo de fubá com goiabada.







Como meu forno é pequeno e só cabe assadeira pequena, coloquei o bolo de fubá, em uma assadeira para pão e ficou super bonito...ah, saboroso também...rsrsrs



Bolo de fubá pronto para saborear

Estas xícaras lindinhas ai de baixo tem mais de 70 anos




Receita do Bolo de Fubá com goiabada

01 xícara   (chá) de farinha de trigo
02 xícaras   (chá) de fubá fino
01e 1/2  xícara(chá) de açúcar
03 ovos
01 xícara     (chá) de leite
03 colheres (sopa) de margarina
01 colher    (sopa) de fermento (royal)
01 xícara    (sopa) de goiabada picadinha


Bata  o açúcar, a margarina  e os ovos, depois acrescente o trigo, o fubá,o leite e misture bem.Acrescente o fermento e por último a goiabada. Coloque em uma assadeira levemente untada e forrada com papel manteiga e levemente untada novamente  caso você faça o bolo em assadeira para pão (se for assadeira normal, faça conforme de costume).
Leve ao forno preaquecido a 180º até dourar. Eu fiz este bolo no fogão a lenha e devido ao fogo intenso, tive que ficar virando a assadeira várias vezes para não queimar e ficar assado por inteiro.


E para encerrar minha aventura hoje, nada que um delicioso café, passado quase que no método tradicional(precisava de um coador de pano,rsrsr) mas deste jeito mesmo ficou muito bom, junto com o bolo maravilhoso de fubá...hummm...só delícia.




O perfume que o café apresenta é simplesmente DIVINO...







6 comentários:

  1. Oi! Voltarei aqui com mais calma, só vim retribuir a visita. Quanto aos esmaltes, são lindos mesmo, de vez em quando eu troco tb, para ter mais espaço na caixinha! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita, e volte sempre mesmo, vou postar mais "coisinhas", tenho bastante itens em trico, acho que vc vai gostar, e eu já estou seguindo seu blog.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Quanta coisa gostosa junta!

    Deve ter ficado na cozinha por horas....mas quando a gente está feliz, o que é o tempo?

    amei tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, minha querida Denise, fiquei a manhã toda e a tarde tb, terminei de limpar a cozinha lá pelas 5 horas da tarde,rsrsrs, mas eu adoro fogão a lenha e estava frio, usar o fogão a lenha me remete lá pra minha infância, e fui tão feliz...Bj e obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Oi linda, tudo bem? Fogão a lenha me lembra meus avós, e é por isso que eu adorei o seu blog e já sou uma nova seguidora, passe no meu e deixe sua marca, ok? Passarei aqui quando puder, entrei agora e é difícil sair :P

    http://anestesiandoamente.blogspot.com.br/

    Beijos linda, boa sorte com o blog ♥

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Thais pelo carinho, fogão á lenha me lembra a minha infancia e que delícia são as avós..rsrsrs vou lá no teu blog te espionar e fique a vontade e venha sempre me visitar ok?

    ResponderExcluir